ROBÔ COM RODAS OMNIDIRECIONAIS | Movimentação Omnidirecional

A palavra omni (ou oni) significa tudo, inteiro. Um robô que possua rodas omnidirecional irá se movimentar em todas as direções e ângulos, sem a necessidade do robô rotacionar, ou seja, fazer aquela tradicional curva para esquerda ou direita. Imagine você chegar em uma vaga de estacionamento e o carro simplesmente entrar de lado na vaga, sem precisar manobrar para frente e para trás, observe o vídeo postado no Canal do YouTube Sandro Mesquita - Roboticamente de um robô que possui rodas omnidirecionais.
AS RODAS OMNIDIRECIONAIS rolam para frente e para trás como qualquer roda normal, seu diferencial é o movimento que ela executa lateralmente deslizando quase sem atrito. São fabricadas em plástico ABS que é uma resina termoplástica derivada do petróleo sendo formado pela  copolimerização de três monômeros: acrilonitrila (monômero sintético produzido a partir do hidrocarbonato propileno e amoníaco – de 15% a 30%), butadieno (alceno obtido a partir da desidrogenação do butano – de 5% a 15%) e o estireno (produzido  a partir da desidrogenação do etilbenzeno – de 40% a 60%) – sendo base de quase todos os materiais plásticos que usamos, inclusive é materia prima da impressora 3D que usa seu filamento para imprimir esse tipo de roda.

O modo de proporcionar essa movimentação é porque uma roda omni é constituída por várias rodas menores, fixadas perpendicularmente (em ângulos de 90°) em relação ao plano da roda maior. Uma roda omni pode ser observada na foto abaixo:
A maioria dos Robôs que usam rodas omni são fabricados com três rodas dispostas a 120° uma da outra, porém como visto no vídeo acima também podemos montar robôs com 4 rodas omni.
Resultado de imagem para desenho robo com roda omnidirecional

Observe no desenho abaixo como é o funcionamento de movimentação dos robôs que usam 3 rodas omni:
Resultado de imagem para desenho robo com roda omnidirecional
No caso de uso das quatros rodas o movimento seria conforme imagem abaixo:
Resultado de imagem para desenho robo com roda omnidirecional
O Robô do vídeo também usa outro recurso legal, o sensor de gestos, o Professor Gean Viana recentemente foi entrevistado pela Equipe Arduino Ceará apresentando um projeto que desenvolveu usando um sensor de gestos, acesse o link abaixo para saber mais:
Projeto de Capacete que usa sensor de gestos para sinalizar


Escrito por Sandro Mesquita

Visite o site da Comunidade Arduino no Ceará:

http://www.arduinoceara.com/ 


Nossa Rede Social:

Youtube, Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CONTROLAR O SERVO MOTOR USANDO UM BOTÃO E ARDUINO

ENERGIA SOLAR COM ARDUÍNO

ERRO AO CARREGAR O CÓDIGO NO ARDUÍNO NANO