CURSO DE ESP8266 - #Aula01: Como configurar a IDE do Arduino para usar o ESP

CURSO DE ESP 8266, CONFIGURANDO A IDE DO ARDUINO PARA PROGRAMAR O ESP

  1. O QUE É O ESP?

    Os ESP’s são placas para prototipagem que vem com microcontroladores com o objetivo de projetos com sistemas embarcados ou qualquer outro que necessite de uma conexão com à internet via Wi-Fi. O ESP é bem paracido a uma placa Arduino em sua funcionalidade, o diferencial é sua capacidade de conexão com internet, com isso os usos para um ESP são quase infinitos inclusive em aplicações de internet das coisas (IoT). Tambem se é usado em de automação industrial e robótica.
    Na imagem abaixo tem uma série de modelos de ESP's, neste curso iremos utilizar o ESP8266.
    Os módulos com chip ESP8266 estão se popularizando rapidamente e são uma ótima alternativa para seu projeto de IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas), pelo tamanho e praticidade. Neste post vamos ajudar você a escolher qual módulo ESP8266 comprar, mostrando os principais modelos e características. Internamente os módulos utilizam o mesmo controlador, o ESP8266 (datasheet), e o número de portas GPIO varia conforme o modelo do módulo. Dependendo do modelo, você pode ter interfaces I2C, SPI e PWM, além da serial. A alimentação de todos eles é de 3.3V, assim como o nível de sinal nos pinos. Os módulos tem uma CPU de 32Bits rodando a 80MHz, suportam internet nos padrões 802.11 b/g/n e vários protocolos de segurança como WEP, WPA, WPA2, etc. A programação pode ser feita via comandos AT ou usando a linguagem LUA. São ideais para projetos de IoT pois possuem pouquíssimo consumo de energia em modo sleep.
    Imagem de Modelos de ESP's - Site FilipeFlop

    2. O QUE É O ESP 8266?

    Existe vários modelos de ESP 8266, tem o ESP-01, ESP-05, ESP-07, ESP-12E, ESP-201 e o NodeMCU 12E, que é o que utilizaremos neste curso.
    O ESP apesar de complexo é uma placa bem completa, abaixo segue uma lista de suas especificações conseguidas no site Embarcados, no geral ela é uma placa de prototipagem de baixo consumo que já vem embutido em sua placa um sistema bluetooth e wifi.
    •     É um System-On-Chip com Wi-Fi embutido;
    •     Tem conectores GPIO, barramentos I2C, SPI, UART, entrada ADC, saída PWM e sensor interno de temperatura;
    •     CPU que opera em 80MHz, com possibilidade de operar em 160MHz;
    •     Arquitetura RISC de 32 bits;
    •     32KBytes de RAM para instruções;
    •     96KBytes de RAM para dados;
    •     64KBytes de ROM para boot;
    •     Possui uma memória Flash SPI Winbond W25Q40BVNIG de 512KBytes;
    •     O núcleo é baseado no IP Diamand Standard LX3 da Tensilica;
    •     Fabricado pela Espressif;
    •     Existem módulos de diferentes tamanhos e fabricantes.

    3. O QUE É O ESP8266 - NodeMCU-12E?

    Considero o Módulo ESP8266 NodeMCU ESP-12E a placa de desenvolvimento para prototipagem da família ESP mais completa, pois além das conectividades já embutida e do chip ESP8266, a placa também possui um conversor TTL-Serial e um regulador de tensão 3.3V. É um módulo com pinagem macho para conectar na protoboard e pode ser programado utilizando LUA ou a IDE do Arduino que é o objetivo deste post, configurar o Arduino para programmar o ESP. Possui 11 pinos de GPIO (I2C, SPI, PWM), conector micro-usb para programação/alimentação e botões para reset e flash do módulo e vem com um ESP-12E com antena embutida soldado na placa.

    O Módulo ESP8266 NodeMCU ESP-12E é uma placa de desenvolvimento completa, que além do chip ESP8266 conta com um conversor TTL-Serial e um regulador de tensão 3.3V. É um módulo que pode ser encaixado diretamente na protoboard e dispensa o uso de um microcontrolador externo para operar, já que pode ser facilmente programado utilizando LUA. Possui 11 pinos de GPIO (I2C, SPI, PWM), conector micro-usb para programação/alimentação e botões para reset e flash do módulo. Como podemos ver na imagem, o NodeMCU vem com um ESP-12E com antena embutida soldado na placa.
    PinOut do ESP8266 NodeMCU E12

    4. COMO CONFIGURAR A IDE DO ARDUINO

    É necessário configurar a IDE do Arduino para programar o ESP, neste tópico iremos mostrar o passo a passo que foi explicado no vídeo acima, dúvidas volte ao vídeo para entender.

    PASSO 01 : Click em Arquivos --> Preferências

    PASSO 02 : Selecione URL Adicionais --> Cole este link: http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json --> Click em OK

    PASSO 03 : Click em Ferramentas -->Placas -->Gerenciador de placas

    PASSO 04 : Selecione a caixa de edição -->Escreva: ESP 8266 --> Click em Instalar --> Quando terminar a instalação click em Fechar

    PASSO 05 : Click em Placa --> Click em NodeMCU 1.0 12E
      
    PASSO 06 :Escreva o código de teste abaixo, é o mesmo comando do pisca LED usado no Arduino.
    void setup() {
      pinMode(13, OUTPUT);
    }
    
    void loop() {
      digitalWrite(13, HIGH);
      delay(1000);
      digitalWrite(13,LOW);
      delay(1000);
    }
    
    
    PASSO 07 :Monte o seu circuito seguindo a programação acima, ou seja, o LED conectado na porta 13 do ESP, observe a pinagem na figura abaixo.

    PASSO 08 :Selecione a porta que seu ESP esta conectado e passe o seu código.

    Pronto, com isso seu ESP8266 já deve estar piscando o LED, qualquer dúvida estamos a disposição, pode comentar abaixo ou escrever um email para contato@profsandromesquita.com

    Escrito por Sandro Mesquita

    Visite o site da Comunidade Arduino no Ceará:

    A crescente comunidade do Arduino é composta de todos, desde amadores e estudantes a designers e engenheiros em todo o mundo, este blog concentra em informações, eventos, dicas, treinamentos e projetos da comunidade Arduino no Ceará.

     

     

     

     

     

    http://www.arduinoceara.com/ 


    Nossa Rede Social:

    Youtube, Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CONTROLAR O SERVO MOTOR USANDO UM BOTÃO E ARDUINO

ENERGIA SOLAR COM ARDUÍNO

ERRO AO CARREGAR O CÓDIGO NO ARDUÍNO NANO