O QUE É O ESP?
Os ESP’s são placas para prototipagem que vem com microcontroladores com o objetivo de projetos com sistemas embarcados ou qualquer outro que necessite de uma conexão com à internet via Wi-Fi. O ESP é bem paracido a uma placa Arduino em sua funcionalidade, o diferencial é sua capacidade de conexão com internet, com isso os usos para um ESP são quase infinitos inclusive em aplicações de internet das coisas (IoT). Tambem se é usado em de automação industrial e robótica.
Na imagem abaixo tem uma série de modelos de ESP's, neste curso iremos utilizar o ESP8266.
 |
Imagem de Modelos de ESP's - Site FilipeFlop |
2. O QUE É O ESP 8266?
Existe vários modelos de ESP 8266, tem o ESP-01, ESP-05, ESP-07, ESP-12E, ESP-201 e o NodeMCU 12E, que é o que utilizaremos neste curso.
O ESP apesar de complexo é uma placa bem completa, abaixo segue uma lista de suas especificações conseguidas no site Embarcados, no geral ela é uma placa de prototipagem de baixo consumo que já vem embutido em sua placa um sistema bluetooth e wifi.
- É um System-On-Chip com Wi-Fi embutido;
- Tem conectores GPIO, barramentos I2C, SPI, UART, entrada ADC, saída PWM e sensor interno de temperatura;
- CPU que opera em 80MHz, com possibilidade de operar em 160MHz;
- Arquitetura RISC de 32 bits;
- 32KBytes de RAM para instruções;
- 96KBytes de RAM para dados;
- 64KBytes de ROM para boot;
- Possui uma memória Flash SPI Winbond W25Q40BVNIG de 512KBytes;
- O núcleo é baseado no IP Diamand Standard LX3 da Tensilica;
- Fabricado pela Espressif;
- Existem módulos de diferentes tamanhos e fabricantes.
3. O QUE É O ESP8266 - NodeMCU-12E?
Considero o Módulo ESP8266 NodeMCU ESP-12E a placa de desenvolvimento para prototipagem da família ESP mais completa, pois além das conectividades já embutida e do chip ESP8266, a placa também possui um conversor TTL-Serial e um regulador de tensão 3.3V. É um módulo com pinagem macho para conectar na protoboard e pode ser programado utilizando LUA ou a IDE do Arduino que é o objetivo deste post, configurar o Arduino para programmar o ESP. Possui 11 pinos de GPIO (I2C, SPI, PWM), conector micro-usb para programação/alimentação e botões para reset e flash do módulo e vem com um ESP-12E com antena embutida soldado na placa.
 |
PinOut do ESP8266 NodeMCU E12 |
4. COMO CONFIGURAR A IDE DO ARDUINO
É necessário configurar a IDE do Arduino para programar o ESP, neste tópico iremos mostrar o passo a passo que foi explicado no vídeo acima, dúvidas volte ao vídeo para entender.
PASSO 01 : Click em Arquivos --> Preferências
PASSO 02 : Selecione URL Adicionais --> Cole este link: http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json --> Click em OK
PASSO 03 : Click em Ferramentas -->Placas -->Gerenciador de placas
PASSO 04 : Selecione a caixa de edição -->Escreva: ESP 8266 --> Click em Instalar --> Quando terminar a instalação click em Fechar
PASSO 05 : Click em Placa --> Click em NodeMCU 1.0 12E
PASSO 06 :Escreva o código de teste abaixo, é o mesmo comando do pisca LED usado no Arduino.
void setup() {
pinMode(13, OUTPUT);
}
void loop() {
digitalWrite(13, HIGH);
delay(1000);
digitalWrite(13,LOW);
delay(1000);
}
PASSO 07 :Monte o seu circuito seguindo a programação acima, ou seja, o LED conectado na porta 13 do ESP, observe a pinagem na figura abaixo.
PASSO 08 :Selecione a porta que seu ESP esta conectado e passe o seu código.
Pronto, com isso seu ESP8266 já deve estar piscando o LED, qualquer dúvida estamos a disposição, pode comentar abaixo ou escrever um email para contato@profsandromesquita.com
Visite o site da Comunidade Arduino no Ceará:
Nossa Rede Social:
Comentários
Postar um comentário