TRÊS FORMAS DE VOCÊ PISCAR UM LED

QUER VER ESSE POST DIRETO DO SITE DO ARDUINO?

  Acesse o link: https://create.arduino.cc/projecthub/equipe-de-rob-tica/three-form-of-blink-led-29b20d?ref=user&ref_id=928386&offset=1

 Nesse post mostraremos 3 formas de Piscar o Led usando o "Delay(tempo)", em outro momento mostraremos o projeto Pisca Led usando "Millis()" e posteriormente usando "Interrupção por Timer". O objetivo não é ensinar como piscar o Led e sim os comandos, funções e lógicas de programação que podemos usar com o Arduíno.

   Caso tenha interesse em conhecer outros projetos acesse nosso canal no YouTube através do link: https://www.youtube.com/sandromesquitaroboticamente

PISCA LED TRADICIONAL

PISCA LED PADRÃO MUITO USADO POR PROGRAMADORES INICIANTES - Imagem própria.

    Este é o programa inicial do Arduíno, o famoso "Olá Mundo" da programação é feito com o piscar Led no Arduino. Essa saudação entre o Arduíno e o meio exterior é feita comumente usando essa #LógicaDeProgramação onde se escreve um passo a passo de cada estado estado do Led.
   A primeira linha, int LED=13; declara ao Arduíno que a variável LED é do tipo inteira e esta ligada na porta 13 do Arduíno. Já dentro da função void setup() o comando pinMode(LED,OUTPUT); configura a porta 13 do Arduíno como uma porta de saída, tendo em vista que por padrão de fábrica todas as portas são configuradas como entrada, logo se faz necessário o uso desse comando. Até esse ponto será padrão para os 3 modos de controle da atividade de piscar o Led, a partir da função void loop() é que difere uma lógica da outra. 
    No void loop() temos 4 linhas de programação escrita, o comando digitalWrite(LED, HIGH); que eleva a porta 13 do Arduíno para nível lógico alto (5v) ligando o Led, em seguida o camando delay(1000); para a programação por 1 segundo mantendo o estado do Led ligado por esse período de tempo, logo o Led se apaga pois o comando digitalWrite(LED, LOW); baixa o nível lógico da porta para 0 (0v) e novamente espera 1 segundo com o comando delay(1000);

PISCA LED REFINADO

PISCA LED INVERTENDO O ESTADO DO LED - Imagem própria

   Nessa lógica de piscar o Led, usamos uma programação mais refinada e com isso economizamos uma linha de programação e a aparência do programa parece ser mais agradável e organizada, ela funciona assim: a variável estado recebe valor inicial zero nas declarações de variáveis no inicio do programa (nível lógico baixo) e como ela esta escrita no segundo parâmetro do comando digitalWrite(LED, estado); ele irá receber o valor que esta carregado nessa variável, ou seja desligar o Led, após esse comando o programa espera 1 segundo no delay(1000); e em seguida inverte o sentido da variável estado com o comando !estado e em seguida carrega esse novo valor invertido na variável estado com o comando estado=!estado assim quando chegar novamente no digitalWrite(LED, estado); o Led inverterá seu estado de desligado para ligado, por exemplo.

PISCA LED INTELIGENTE 

PISCA LED LENDO O ESTADO DA PORTA E INVERTENDO-A. Imagem própria.

   Para concluir esse post apresento a terceira forma de realizar o projeto de piscar o Led, e para isso iremos aprender a usar o comando digitalRead(); que é quem realizada a leitura em uma determinada porta digital do Arduino. A diferença desse programa para os dois mostrados anteriormente é que dentro do comando digitalWrite(LED, !digitalRead(LED)); no lugar da variável estado usa-se o comando de leitura da porta digital digitalRead();, ou seja, o Arduíno verifica o estado atual da porta e inverte o estado dela, de 0 para 1 por exemplo, toda vez que entrar na função usando o comando ! antes do digitalRead(LED); sempre esperando um segundo a cada execução dessa linha. Esse programa fica mais enxuto e inteligente sendo considerado um programa bem escrito.

   Revisando os comandos que aprendemos nesse post :

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CONTROLAR O SERVO MOTOR USANDO UM BOTÃO E ARDUINO

ENERGIA SOLAR COM ARDUÍNO

ERRO AO CARREGAR O CÓDIGO NO ARDUÍNO NANO