PROJETO APDV (Auxilio Para Deficiente Visual)

ÓCULOS PARA CEGO

Projeto de pesquisa dos alunos do curso técnico de Eletrotécnica e Edificações de escolas públicas do município de Beberibe, idealizado pelo Doutor Wesley Caldas, coordenado pelo Mestre Gleisson Germano e orientado pelo Especialista Sandro Mesquita.

A equipe de pesquisa desse projeto é formada pelos alunos Adriele, Carlos, Gabriel, gustavo, Isaac, Laura, Marina e Sabrina e conta com o apoio do Professor Eduardo e o pesquisador Tiago da escola Pixels.

O projeto nasceu em 2018 e teve sua primeira apresentação na MNR (Mostra Nacional de Robótica) em João Pessoa na paraíba que ocorreu no mês de Novembro.


                             

O projeto inicial, FASE 01, constava de um óculos pessoal onde foi adaptado com um sensor ultrassônico para medir a distância de Segurança, e um Giroscópio, que é o sensor responsável por orientar o óculos em relação a direção e angulo que o deficiente visual esta a olhar, com esses componentes embarcados no óculos, o usuário é avisado de perigo através de um vibracall e bips sonoros, o diferencial era que dependendo da direção ou angulo que esteja olhando a distância de segurança é recalculada de forma autônoma e até alertado na situação de que o esteja olhando pro chão.


Com a apresentação na MNR o trabalho foi reconhecido entre os melhores, com certificação da Mostra e 2 bolsas do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa Ciêntifica) para o incentivo a continuidade do projeto, e nossos alunos cearenses não desapontaram, produziram uma nova versão do óculos (FASE 2) e foram agraciados como Finalista na FEBRACE (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia) que ocorrerá em Março na cidade de São Paulo na USP, sendo considerado a maior e mais importante feira do Brasil no seguimento tecnológico.
O projeto ganhou um novo protótipo e mais uma função, agora ele tem um ponto de fone de ouvido para alertar o deficiante através de audio do perigo a sua frente.


 

E já tem novidades para o próximo desafio que será no México, uma feira de Robótica que ocorre no segundo semestre, nessa feira a equipe terá a oportunidade de desenvolver e apresentar a FASE 3 deste projeto, o óculos já está ganharando um UP, com o reconhecimento facial, isso mesmo, o óculos reconhecerá pessoas cadastradas em seu sistema e ao olhar pra essas pessoas ele enviará um audio para o deficiente informando quem está a sua frente.

E a equipe fala que tem planos até a FASE 4, onde o óculos será monitorado em tempo real pelo GPS, bem como, em situações de riscos ele enviará uma mensagem para o celular de algum parente cadastrado com imagens da área de visão no momento do perigo.

Todos os alunos estão de parabéns, o Governo do Estado do Ceará, com suas escolas profissionalizantes tem produzido grandes novos cientistas, isso é o reflexo do poder em investir em educação. 

Parabéns também a Escola Pixels, escola de Robótica experiente em eventos nacionais, pelo apoio no projeto dedicando tempo de seus professores e pesquisadores para orientar e ensinar esses alunos no projeto APDV.





ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS

Página Roboticamente

Canal do Youtbe




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CONTROLAR O SERVO MOTOR USANDO UM BOTÃO E ARDUINO

ENERGIA SOLAR COM ARDUÍNO

ERRO AO CARREGAR O CÓDIGO NO ARDUÍNO NANO